A cultura de microalgas

O que é a cultura de microalgas?

production-microalgues

Hoje as microalgas estão na moda e é para durar! Utilizadas para produzir biocombustível, como superalimento ou como medicamento, os cientistas descobrem todos os dias novas propriedades e novas espécies de microalgas. Atualmente, os investigadores estimam que existem entre 300.000 e 1 milhão de espécies de microalgas na Terra. Cerca de 30.000 espécies estão catalogadas e três dezenas de espécies são exploradas à escala industrial.

Antes muito pouco conhecidas pelo público geral, e, no entanto, consumidas durante séculos nomeadamente pelos astecas, as microalgas são a tendência do momento. Mas há certas condições para cultivar este microrganismo. Protocolos são implementados para aumentar as produtividades, a qualidade e a concentração da cultura de microalgas.

Os diferentes produtores de microalgas

Desde o particular ao profissional, muitos são os atores que desejam cultivar microalgas. E as equipas de marketing têm consciência disso. Os consumidores são loucos por produtos à base de microalgas. Mas quem são estes diferentes atores na produção de microalgas?

  • Os particulares

Os particulares têm hoje a possibilidade de cultivar microalgas em sua casa. A spirulina é considerada como um “superalimento”. Esta detém inúmeras propriedades que interessam o público geral. Em vez de a consumir em cápsulas, os amadores de spirulina decidem investir em pequenos equipamentos de cultura para a poderem consumir fresca.

  • Os centros de investigação e os laboratórios

Hoje, ainda estamos muito longe de conhecer todas as diferentes aplicações das microalgas: produção de biocombustíveis, conceção de medicamentos, fabrico de plástico biodegradável, conquista do espaço…

As propriedades são numerosas e muito interessantes para o futuro quer seja ao nível da ecologia como da saúde. Os centros de investigação e os laboratórios estão constantemente a estudar novas microalgas com novas características.

  • As indústrias

Uma vez encontradas as soluções e as características das microalgas exploradas, é preciso produzir microalgas em grandes quantidades. Há diferentes ferramentas de cultura disponíveis no mercado com vista ao cultivo em grande escala.

Hoje existem muitos produtos à base de microalgas: maquilhagem, cremes, alimentação animal, alimentação humana… As empresas apressam-se para encontrar “O” próximo produto à base de microalgas que fará furor junto dos consumidores.

A cultura de microalgas, produzir bem para produzir mais

Quer seja em laboratório ou em fábricas de produção, é importante respeitar elementos essenciais para cultivar as microalgas da maneira mais eficaz possível. Por exemplo, a regulação da luz, do pH ou da temperatura têm de ser atentamente consideradas antes do lançamento de uma cultura.

São numerosas as diferentes ferramentas de cultivo presentes no mercado para cultivar microalgas: fotobiorreatores, raceways… Estas diferentes ferramentas de produção para microalgas apresentam todas vantagens e desvantagens.

Diferentes etapas devem também ser respeitadas para cultivar microalgas nas melhores condições.

Em conclusão, é necessário observar todos os diferentes aspetos da cultura antes de começar uma produção de microalgas.